Iniciação científica nas aulas do UNASP no Ensino Médio

Ao longo desse ano diversos desafios foram enfrentados em nossa sociedade. Ficou mais claro que a ciência e a tecnologia têm um papel importante em nossas vidas com o desenvolvimento de vacinas para a COVID-19, bem como as aulas que foram ministradas de forma remota por meio de computadores e celulares.
Diante de tal cenário nos surgiu uma pergunta: será que é possível estimularmos os nossos alunos a buscarem respostas em meio a um mundo cada vez mais complexo? Ao procurar respostas para essa pergunta, começamos um projeto piloto de iniciação científica com alguns alunos para avaliar se eles eram capazes de procurar respostas de forma proativa e colaborativa, envolvendo todos os campos do saber. Tudo isso foi mediado por meio de professores orientadores e também por co-orientadores que atuavam no contra turno.
Até o presente momento, trabalhamos projetos interdisciplinares na área da biologia e da física com o objetivo de responder se seria possível aumentar a produtividade de hortaliças em geral.
Ao final desse processo, espera-se que os alunos participantes desse projeto desenvolvam habilidades e competências para aplicar o método científico de forma prática e autônoma.